sexta-feira, 13 de maio de 2011

10 Frases em mais 10 Filmes - No.15 - Waking Life


Waking life é mais uma aula de filosofia do que um filme que conta a história de um personagem, mas é uma excelente aula de filosofia se você gosta desse tipo de coisa. É o tipo de filme que não canso de rever, de vez em quando o revejo e volto a pensar sobre algumas das muitas discussões que se passam no filme. Hoje eu trago um segmento, não somente uma frase, pois acho que seria incompleto resumi-lo em apenas uma frase. Espero que gostem.


"A criação vem da imperfeição. Parece ter vindo de um anseio e de uma frustração. É daí, eu acho, que veio a linguagem. Quero dizer, veio do nosso desejo de transcender o nosso isolamento e de estabelecer ligações uns com os outros. Devia ser fácil quando era só uma questão de mera sobrevivência. "Água". Criamos um som para isso. "Tigre atrás de você!" Criamos um som para isso. Mas fica realmente interessante, eu acho, quando usamos esse mesmo sistema de símbolos para comunicar tudo de abstrato e intangível que vivenciamos. O que é "frustração"? Ou o que é "raiva" ou "amor"? Quando eu digo "amor" o som sai da minha boca e atinge o ouvido de outra pessoa, viaja através de um canal labiríntico em seu cérebro através das memórias de amor ou de falta de amor. O outro diz que compreende, mas como sei disso? As palavras são inertes. São apenas símbolos. Estão mortas. Sabe? E tanto da nossa experiência é intangível. E, ainda assim, quando nos comunicamos uns com os outros e sentimos ter feito uma ligação, e termos sido compreendidos, acho que temos uma sensação quase como uma comunhão espiritual. Essa sensação pode ser transitória, mas é para isso que vivemos."

Nenhum comentário: