sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ao infinito e além, mas pela sombra.

O verão em Paris pode ser algo bizarro. Ontem foi um dia foi nublado e frio (mas sem chuvas, ainda bem...), passamos o dia inteiro de casaco. Hoje o dia amanheceu com um sol esplendoroso e quente para combinar com a nossa visita ao Château de Versailles. Tomamos um café da manhã reforçado na brasserie do lado do hotel, com a companhia dessa coisa foférrima que ficava pedindo comida o tempo todo. Vejam esses olhinhos pidões...


Depois de algumas confusões no RER, enfim conseguimos chegar ao château. Realmente é algo extraordinário, e num dia tão lindo como o de hoje, não poderia de ser mais fabuloso. Os apartamentos da corte, do rei e o salão de espelhos são fantásticos, mas como sempre os franceses impressionam pelos jardins. São imensos e lindos, mas Versailles tem algo a mais... o perfume. Inspirados pelo famoso quadro de Marie Antoinette e pelas suas rosas no jardim, o perfumo no ar é sempre de rosas. E as rosas tem um perfume fantástico por aqui, confesso que nunca senti um perfume assim antes.



Mas não só de rosas são feitos os jardins...


Enfim, se você planeja conhecer Versailles deve reservar umas boas 4 horas do seu dia. O lugar é imenso e você anda sem parar, e em um dia de sol... bem... como eu já disse... ao infinito e além, mas pela sombra. Sente só um dos caminhos pelos jardins de lá. O resultado de tanto sol foi uma queimadura de sol nas costas e nos ombros, eu nem consigo deitar direito na cama. Consegui passar quase 20 dias sem me queimar com o sol, e em apenas 20 minutos hoje eu consegui me tostar.




Mas agora vamos a foto poética do dia, que foi tirada totalmente sem querer, num daqueles momentos de claridade tão absurda que o Anderson usava o mapa para cobrir os olhos enquanto tirava a foto, e eu abaixava a cabeça para suportar o sol.


Nenhum comentário: